Sobre nós
O Parque Zoológico da Maia foi criado em 1985 por iniciativa da Junta de Freguesia da maia, com o objectivo inicial de criar um espaço pedagógico e de lazer para as crianças. Os primeiros animais foram dois casais de saguis, três macacos e algumas aves, gentilmente cedidos pelo Jardim Zoológico de Lisboa.
Através da rápida divulgação ao público em geral e particularmente, às instituições com ênfase para as de cariz educativo, temos crescido de forma excepcional: em infra-estruturas, em número de animais e em números de visitantes. Do Norte e Centro do País chegam-nos crianças de todas as escolas, em passeios diários previamente marcados.
Fomos, no decorrer do tempo, criando infra-estruturas de apoio aos nossos serviços aos visitantes.
Como complemento de atractividade construímos para as crianças um parque infantil no interior do Zoo e uma unidade que designamos Quintinha da Criança, onde expomos em regime de rotatividade espécies que servem a curiosidade e o conhecimento das crianças.
Criámos vários parques de merendas, o pavilhão das Foquinhas da Maia, e o Jardim dos Répteis. Os jardins e habitates do próprio Zoo têm tido melhoramentos constantes.
Estamos equipados com uma Clínica Veterinária que serve as necessidades diárias de prevenção e tratamento dos animais em cativeiro, serve igualmente todos os animais que nos vêm, de alguma forma ter às mãos, e tentamos tratar e recuperar para posterior libertação em ambiente natural. Um médico veterinário e uma técnica de tratamento e acompanhamento dos animais dirigem a equipa de tratadores.
Construímos dentro do Zoo um café esplanada e nas imediações um restaurante que serve e apoia todos quantos nos visitam.
Em plena cidade da Maia, a apenas 7 km da cidade do Porto, encontra-se uma área cheia de interesse: o lugar perfeito onde ir com a família e a escola.
Venha dizer olá aos animais no Zoo da Maia
https://www.youtube.com/watch?v=zn4vgw4OPRc&NR=1
História do Projeto